terça-feira, 29 de setembro de 2009

I ENCONTRO DO GESTAR II - 1º DIA


1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE ATUAM DO 6ª AO 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PROFESSORA FORMADORA: Marinalva Lucas Raimundo da Silva
LOCAL: 3ª Diretoria Regional de Educação – DIRED/Nova Cruz-RN
DATA: 13 e 14 de julho de 2009
CARGA: 16h/a HORÁRIO: 08h às 17h

TEMÁTICAS: Gêneros e Tipos Textuais – TP3/AAA3
Leituras e Processos de Escrita I – TP4/AAA4



OBJETIVOS:
Identificar o texto como atuação social e o texto como organização de informações;
Sistematizar conceitos e práticas de letramento objetivando a qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura e Produção Textual.


Mensagem:


"O mundo começa na palavra que dizemos

a próxima palavra a ser proferida



é sempre a nova oportunide que recebemos de mudar a história.

Palavras possuem o poder de mudar as estruturas.


Por meio delas vivemos o processo da metanóia."



(Pe. Fábio de Melo)



A abertura do 1º Encontro de Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa, que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – GESTAR II, teve início no dia 13 de julho de 2009, no Auditório da Escola Estadual Joanita Arruda Câmara, tendo como professoras formadoras Marinalva Lucas Raimundo da Silva e Elizângela Vicente, que iniciaram os trabalhos com uma mensagem de Pe. Fábio de Melo, apresentando todos os cursistas, por escola, e desejando as boas vindas com a Música: Tudo é do Pai. Após o acolhimento, que se deu com muito entusiasmo, dedicação e profissionalismo entre todos os participantes a palavra foi facultada a mesa, composta pelo Diretor da 3ª DIRED, Pe. José Adelson da Silva Rodrigues, a Diretora da Escola anfitriã, o Coordenador Pedagógico e uma aluna cursista representando todos os colegas. O Pe. Adelson usou da palavra para transmitir sua mensagem de acolhida relembrando histórias de seus professores e ressaltando a importância dos professores atualizarem-se.



ABERTURA COM O DIRETOR DA DIRED

PROFESSORAS FORMADORAS


PROFESSORES CURSISTAS



Os trabalhos tiveram continuidade com uma dinâmica interativa desenvolvida a partir do texto: CÂNTICO DA ROTINA (Ana Miranda); o formador fazia a leitura de uma parte de cada verso e os cursistas, conforme as enumerações das frases finalizavam a leitura, assim:


Ø TODO TRABALHADOR TEM...


... direito a ganhar um sorriso alheio ...

e a ação era concedida. Essa atividade desencadeou descontração e votos de afetividade. Seguindo a programação foi realizada a apresentação do GESTAR II, através de slides, em que se discutiu o histórico, os objetivos, os atores envolvidos, os parceiros, a organização, os materiais e a certificação referente aos cursistas. Na seqüência, se fez a explanação do Guia Geral destacando-se a proposta pedagógica, o currículo do Gestar e a estrutura dos cadernos de Língua Portuguesa.

A pauta seguiu-se de forma dinâmica e, com risos descontraídos, os participantes assistiram ao Vídeo: O Assalto, o qual ressalta de modo cômico e bem interessante, variações lingüísticas e uso da norma padrão. Para finalizar a parte da manhã foram dadas as informações e encaminhamentos por turma.

No turno vespertino, às 13h, os cursistas foram acolhidos ao som de uma música ambiente e reiniciaram-se as atividades, por turma, com uma dinâmica de apresentação, em que foram disponibilizados em uma cestinha trechos de gêneros textuais, quais sejam: Adivinhas; Trava-línguas; Música (Xote...); Quadrinhas; Cantigas de Roda e Poemas. Foi solicitado que as pessoas viessem para o centro da sala; uma pessoa iniciava a leitura como suscitava o texto e procurava seu sucessor pelo gênero textual, formando um grupo. Então, se apresentavam e falavam das expectativas sobre o Programa. E a brincadeira continuou...; finalizando com todos cantando: O XOTE DAS MENINAS (Luiz Gonzaga).

A importância do Diário de Bordo Foi ressaltada e o sorteado recebeu um mimo acompanhado com a responsabilidade do registro. O contrato didático ficou selado com o manuseio do Guia Geral, TP3 e AAA3 para uma melhor sustentabilidade no desenvolvimento das oficinas sobre Gêneros Textuais. No horário combinado o 1º grupo iniciou as apresentações das oficinas com um texto publicitário intitulado:
"Anúncio"


Urgente!
Procura-se um marido!
Sou solteira, tenho 50 anos, 1.70 de altura e 60 “quilinhos.”Quero conhecer homens que tenham no mínimo 30 anos do “tipo” LINDO, TESÃO, BONITO, GOSTOSÃO(...)



O segundo grupo apresentou uma reescrita da história de chapeuzinho vermelho, tendo início assim:

Em um dia de dezembro a garotinha Marly vestiu-se de chapeuzinho vermelho inspirada na bela historia que sua professora contou no ultimo dia de aula. Daí saiu em busca da floresta...



O terceiro grupo apresentou o gênero Biografia referente a uma colega cursista, ficando assim:
Biografia de:


Erenilda Bonifácio de Andrade
Norteriograndense da cidade de Montanhas nasceu em maio de 1965, quando criança gostava de tomar banho de rio e observar os caramujos se locomovendo nas margens do rio cheio(...).(...)mas desejava seguir sua carreira profissional e resolveu aperfeiçoar-se na sua profissão ingressando no curso de Letras oferecido pela Universidade Potiguar-UnP/RN.


O quarto grupo apresentou uma paródia do texto “E Agora José” de Carlos Drummond de Andrade que foi intitulado:



“formador”


E agora formador?
Você chegou,
O Gestar II iniciou,
o cursista ouviu
a proposta assumiu
E a dúvida chegou,
E agora, formador?
E agora, você?

Você que tem que fazer
a coisa acontecer;
que busca dos outros
conhecimentos, expectativas;
que informa, questiona,
protesta e ensina?

E agora, professor?
sua biblioteca tão vazia,
sua sala tão cheia,
seus alunos tão desmotivados,
seu salário tão pouco.

E agora, professor?
se você corresse
se você gemesse
se você gritasse
se você desistisse

Mas você não corre
Você não desiste
Você não amolece
Você é insistente
Você é duro,
Você é, antes de tudo, um forte, professor!

(participantes do grupo: Rosineide, Nayara, Suely Costa, Claudia, Lucy, Josenildo)



O quinto e penúltimo grupo apresentou o gênero Receita.
RECEITA: Aprender Fazendo.



(...)
2009 de planejamento
1000 g de interação
900 g de aprendizagem(...)
1 kg de valorização profissional
100 g de desempenho.
Modo de preparo:Junte os conhecimentos com o planejamento, aprendizagem e a capacidade, leve-os para a sala de aula. Agora acrescente a interação, desempenho, respeito(...)



O sexto e ultimo grupo apresentou o gênero Cordel, que teve como título:

"Coisas do Senado"

Queremos falar agora
De uma situação singular
O senado federal ora passa
Por uma crise vulgar
Em que seu presidente tenta
Dos seus devaneios escapar

O senado brasileiro
Agora não sai da mídia
O presidente tenta disfarçar
Os atos da sua cobiça
É um tal “atos secretos”Que virou caso de polícia (...)




Para finalizar as atividades do dia sobre “Gêneros Textuais” houve uma sistematização através de slides da temática estudada para fechar as unidades 9 e 10 referentes ao TP3.






















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário