quarta-feira, 7 de outubro de 2009

I ENCONTRO DO GESTAR II - 2º DIA



No segundo dia, 14 de julho, os cursistas foram acolhidos com um Bom Dia! Após todos estarem acomodados foi feita a Leitura Deleite com a Música: Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor (Zé Ramalho), cantada por todos. Essa atividade encaminhou as orientações sobre o AAA3 do aluno e do professor. Na sequencia, trabalhou-se a Unidade 11 do TP3 como exposição dialogada para tratar de “Tipos Textuais = Seqüências Tipológicas”, em que os professores expuseram, a partir de exemplos de sala de aula, suas idéias relacionas a prática do dia-a-dia. A seqüência tipológica: o tipo dissertativo, nos seus aspectos expositivos e argumentativos, foram as que causaram maiores intervenções pelo fato de se analisar e interpretar dados de uma realidade, tendo como base conceitos abstratos.
A Unidade 12/TP3, intitulada: A Interrelação Entre Gêneros e Tipos Textuais, foi iniciada com uma leitura circular das pags. 141-142, como subsídio para a atividade em grupo sobre: Transposição Intertextual; em que a turma foi subdividida em 02 grandes grupos. O grupo 1: analisou os textos I e II; seção 2; pags. 152-153 e o grupo 2: analisou os textos I e II; seção 3; pags. 164-165. O trabalho consistia em analisar os dois textos e verificar a flexibilidade de intertextualidade entre gêneros indicando a seqüência tipológica.

Grupo 1:

Texto Bíblico retirado do livro de Gênese cap. 3, versículo 10: “Do pó vieste e ao pó voltarás”; o segundo texto era um texto publicitário: “Do pó vieste e ao pó voltarás principalmente se fores concorrente da S10.”


Análise do grupo:


Os dois textos dialogam entre si, pela utilização da expressão bíblica “Do pó vieste e ao pó voltarás”, onde ocorre a intertextualidade.
No texto 2, ocorre uma modificação em seu sentido, por tratar-se de um texto publicitário. O autor utiliza-se da expressão bíblica para reafirmar a potencia do carro.Quanto as seqüências tipológicas ocorre no texto 01 a predominância “preditiva”, enquanto o texto 02 predomina a tipologia textual “dissertativa/argumentativa”, que utiliza além do intertexto, marcado por aspas, outros recursos, como imagens por exemplo, para convencer o interlocutor sobre as idéias expressas.


Grupo 2:

Texto Cartão Postal com imagens de Brasília contendo no verso a redação: “Oi, pessoal! Carlos e demais queridos colegas (...); o segundo texto se trata de uma Carta Comercial contendo a redação:
Sr. Carlos Ferreira;
Coordenador de (...)

Análise do grupo:

No texto 1, a redação apresenta uma linguagem informal relatando fatos concretos com discurso sociocomunicativo e uma seqüência tipológica expositiva/narrativa, porque se trata de um espaço concreto, com tempo definido, fatos concretos...O texto 2 trata-se de uma Carta Comercial, que mediante a situação sociocomunicativa, apresenta uma linguagem forma. Pode-se observar a intertextualidade entre os gêneros, na organização estrutural. A sequencia tipológica predominante é a injuntiva e no desenvolvimento encontra-se sequencias tipológicas narrativa e argumentativa.

No turno da tarde, foi realizada a oficina 06 da TP3; a turma subdividiu-se em 2 grandes grupos para elaborarem argumentos sobre o texto, Composição: O salário mínimo de Jô Soares, ser ou não um exercício de redação escolar. Os grupos se revestiram de uma personagem para compor seu texto. Nas apresentações ficou evidente o gênero textual humorístico que apóia sua ironia na intertextualidade entre o humor e a redação escolar.
Finalizando o 1º encontre referente as 16h/a, foi encaminhada a Lição de Casa 2; p. 187 e definida a data do 2º encontro abrangendo mais 16h/a.

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