segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

II ENCONTRO DO GESTAR II - 2º DIA

Doze de agosto, segundo dia de encontro, a sala estava climatizada e os cursistas foram acolhidos com uma música agradável e frases de boas vindas. No primeiro momento realizou-se uma leitura reflexiva intitulada:
VER VENDO
De tanto ver, a gente banaliza o olhar – vê... não - vendo. Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa retina é como um vazio. Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que você vê no caminho, você não sabe. De tanto ver, você banaliza o olhar. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o porteiro. Dava-lhe bom dia e, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro faleceu. Como era ele? Seu rosto? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos nunca conseguiu vê-lo.
Para ser notado o porteiro teve que morrer. Se, um dia, em seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e baixa voltagem. Mas há sempre o que ver: gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos. Uma criança vê o que um adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém vê. Há pai que raramente vê o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.
A leitura do texto que trata das diferentes maneiras de ver a mesma coisa e pessoa, desencadeou algumas reflexões que se tornaram os principais desafios existentes na Educação dos Jovens, que atuam nas diferentes modalidades de ensino citadas pelos professores, quais sejam:
** Alto índice de evasão;
** Freqüência irregular;
** Falta de acolhimento pela comunidade escolar;
** Professores sem afinidade com o público que atende;
** Negligência das especificidades do referido público;
** Falta de monitoramento sistematizado pelas instâncias DIRED X ESCOLA.
Dando seqüência a socialização das reflexões, foi desenvolvida através de uma conversa interativa a leitura de alguns pontos referentes à Pedagogia da Escrita pautados nas paginas 190 a 192 – TP4, onde os alunões faziam inferências sobre as dimensões contidas nos textos em que apresentavam as situações de D a H de modo gostoso e descontraído.
Para desenvolver a Oficina: Estratégias e Procedimentos de Leitura Unidades: 15 e 16, os docentes foram divididos em cinco grupos de trabalhos, cada GT recebeu um texto em que faria a leitura identificando as Estratégias de Leitura para apresentar no grupão, ficando assim distribuídos: o GT1 ficou com o texto Aquilo (Conto de Ricardo Azevedo). Fez a leitura e a cada momento perguntava sobre o que significava Aquilo para cada um tecendo comentários sobre o texto e o contexto e sobre as estratégias encontradas; o GT2 trabalhou o texto “Meu cão chamado sexo (Autor desconhecido) que causou muitos risos; o GT3 responsável por extrair estratégias de leitura do texto “A Libélula – transitoriedade da vida (contado por Inno sorcy/Festival de Inverno em Ouro Preto); o GT4 socializou o texto “Maria vai com as outras” através de uma dramatização; o GT5 com o texto “Assalto (Carlos Drummond de Andrade) fez suas considerações identificando estratégias que não tinham sido citadas.

Para sistematizar a temática estudada foi realizada uma exposição esquemática através de slides sobre os Modos de Leitura de Foucambert e Estratégias de Leitura de Solé.
À tarde os cursistas foram acolhidos com uma música que instigou a cantoria entre eles. No segundo momento, foi desenvolvida a Dinâmica: Teste de Personalidade de Dalai Lama – Líder Espiritual Budista. O teste trabalhou com adjetivos e substantivos de forma muito divertida. Na seqüência foi exibido o filme: A Vovozinha” com Chico Anísio no programa de Jô Soares, o qual mostrou de forma cômica a desvalorização do professor. Houve comentários sobre o vídeo e para respaldar as falas realizou-se a leitura do texto “Ensino e Educação de Qualidade”. Fizeram comentários sobre o texto; dentre eles foram mais enfatizadas as metodologias pouco criativas com exemplos de sala de aula. Os trabalhos continuaram com a apresentação de slides que tratava de Estilística – TP5 – Unidade 17. As explicações eram feitas considerando as eventuais interrupções dos cursistas. Um docente solicitou um espaço para fazer a leitura do texto: “Vários tipos de assaltar dos brasileiros” ele utilizava o tom de voz dos diversos lugares do país de forma cômica e divertida fazendo todos rir.
Veja como os assaltantes de alguns estados brasileiros fazem seu "trabalho" :

ASSALTANTE BAIANO
Ô meu rei..... ( pausa )Isso é um assalto... ( longa pausa )Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa )Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ..Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa )Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )Vou deixar teus documentos na encruzilhada .
ASSALTANTE MINEIRO
Ô sô, prestençãoissé um assarto, uai.Levantus braço e fica ketin quié mió procê.Esse trem na minha mão tá chein de bala...Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!
ASSALTANTE CARIOCA
Aí, perdeu, mermãoSeguiiiinnte, bichoTu te fu. Isso é um assalto .Passa a grana e levanta os braços rapá .Não fica de caô que eu te passo o cerol....Vai andando e se olhar pra trás vira presunto.
ASSALTANTE PAULISTA
Pô, meu ...Isso é um assalto, meu Alevanta os braços, meu. Num tá entendeeendo, meu? Passa a grana logo, meu. Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthian, meu . Pô, eu estou correendo, meu.
ASSALTANTE GAÚCHO
O gurí, ficas atento Báh, isso é um assalto Levanta os braços e te aquieta, tchê !Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala..

ASSALTANTE DE BRASíLIA
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS.
Para endoçar o assunto foi exibido o clip: “como o brasileiro elogia sua mulher”. Por último foram exibidos exemplos de produções textuais de alunos, questões mal elaboradas de provas que continham respostas cômicas e inteligentes, mesmo estando descontextualizadas da pergunta, e muitas usadas como meio de provocação. Teceram comentários sobre a destreza mental dos autores das respostas, apesar de perceberem claramente que eles não estudam.

Finalizando o 2º encontro referente à 16h/a; foi encaminhada a Lição de Casa 1 TP4; p. 209 e definida a data do 3º encontro abrangendo 8h/a.

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